terça-feira, 28 de julho de 2009

o poema em trânsito

nas salas de espera dos aeroportos, estações, terminais e gares da vida sempre me lembro deste poema de alice ruiz:



pessoas
com suas malas,
mochilas e valises
chegam e se vão
se encontram, se despedem
e se despem dos seus pertences
como se pudessem chegar
a algum lugar
onde elas mesmas
não estivessem



(do disco Paralelas, de Alice Ruiz e Alzira Espíndola)

sábado, 18 de julho de 2009

terça-feira, 7 de julho de 2009

Décio Pignatari


"A poesia parece estar mais do lado da música e das artes plásticas e visuais do que da literatura [...] De fato, a poesia é um corpo estranho nas artes da palavra. É a menos consumida de todas as artes, embora pareça ser a mais praticada (muitas vezes às escondidas)"

"Um poema transmite a qualidade de um sentimento. Mesmo quando parece estar veiculando idéias, ele está é transmitindo a qualidade do sentimento dessa idéia. Uma idéia para ser sentida e não apenas entendida, explicada, descascada. A maioria das pessoas lê poesia como se fosse prosa. A maioria quer 'conteúdos' - mas não percebe formas. Em arte, forma e conteúdo não podem ser separados. Perguntava o poeta Yeats: "Você pode separar o dançarino da dança?" Quem se recusa a perceber formas, não pode ser artista. Nem fazer arte" 

In. O que é comunicação poética. 8 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

domingo, 5 de julho de 2009

aquela que vê



acabei de assistir ao filme estamira com a certeza de que as muitas questões levantadas ali ainda vão rodar na minha cabeça por muito tempo... enumero aqui as principais para não haver perigo de me esquecer no meio da correria de sempre:

- lucidez e loucura são aspectos fundamentais da humanidade. não são excludentes e quase sempre convivem em harmonia. uma e outra podem (de maneiras diferentes) nos ajudar a enxergar mais longe.

- a consciência de se saber parte de um conjunto maior é um dom precioso e raríssimo. 

- não há violência que faça gente deixar de ser gente: a única coisa capaz de anular a humanidade de alguém é a vontade da própria pessoa.


recomendo o filme.


sexta-feira, 3 de julho de 2009

sítio

comunico a inauguração de meu sítio oficial (uia) no seguinte endereço:


uma página simplinha, mas arrumadinha. vai melhorando com o tempo. visitem!

p.s. sim, este blog continuará firme, forte e atualizado conforme houver coisas a dizer (que prezo muito meu direito de ficar calado).