sábado, 16 de outubro de 2010

travessia

.



MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA | OLINDA | de 14 a 25 de outubro | de quinta a segunda, às 20h

“Travessia” é a segunda parte de uma Trilogia em dança intitulada Uma história duas ou três. Nesta Trilogia, o Grupo Grial de Dança empreende uma incursão pelo universo mágico e poético da Literatura de cordel e de tradição oral decorada – romances, pelejas e cantigas – para reinterpretá-lo a partir do vocabulário da dança contemporânea.

“Travessia” é um mergulho festivo na caminhada milenar da contação de histórias. No desejo de reforçar os elos que nos ligam às origens mais remotas da cultura brasileira, o Grial parte da “contação” inicial representada pelas pinturas e insculturas das nossas itaquatiaras (principalmente da Pedra do Ingá, no agreste paraibano), até chegar às versões mais recentes de histórias transmitidas pela oralidade e cuja autoria inicial se perdeu no tempo. Histórias que formam a nervura central da nossa personalidade criadora, cujos fios se estendem através das gerações e são ludicamente tecidos pelo Grial, que procura, por sua vez, encontrar novas possibilidades de contá-las, mantendo acesa a chama dessa tradição.

“Travessia” é ainda uma Celebração aos grandes contadores de histórias do nosso tempo, e que aos poucos vão se encantando, na maioria das vezes sem deixar herdeiros que dêem continuidade ao seu legado artístico. É, sobretudo, uma especialíssima homenagem à memória de D. Militana, uma vez que a idéia desse espetáculo nasceu quando a escutamos cantar os seus romances. O Grial deseja celebrar a sua arte e agradecer a sua herança.

Duração: 50 minutos
Classificação Etária: livre
Entrada Gratuita com limite de vagas.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Coreografia: Maria Paula Costa Rêgo
Direção de Arte e Cenário: Dantas Suassuna
Consultoria Artística: Conrado Falbo e Eric Valença
Intérpretes: Aldene Ferreira, Dayse Marques, Emerson Dias, Fábio Soares, Iara Campos, Iara Sales, Joab Jó.
Cantadeira: Nice Teles
Figurino: Andrea Monteiro
Trilha Sonora: Publius Lentulus e Claudio Rabeca
Desenho de Luz: Luciana Raposo
Preparação Corporal: Fred Santos (Ioga), Victor Monteiro (RPG e Pitates) e Conrado Falbo (voz)
Produção Executiva: Carla Carvalho
Direção Técnica: Almir Negreiros
Identidade Visual: Grupo Paés
Fotos: Marcelo Lyra
Assessoria de Imprensa: Flora Noberto
Incentivo: Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009
Realização: Grupo Grial de Dança



.