sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

vozes da voz

.





pesquisar muitas vezes significa catar, garimpar, afinar os sentidos e a sensibilidade para perceber ideias e filtrar percepções. um processo muito racional/intelectual mas também muito intuitivo.

a atividade de pesquisa nos ensina a ressignificar palavras aparentemente simples como "conclusão" e "explicação"... e a abrir mão de certezas absolutas e sentidos unívocos. todo método pode ser válido e toda regra pode ser quebrada. com ciência (consciência), em direção ao conhecimento, ao conhecer... caminho sem volta e sem fim.

pesquisar a voz humana (será esta expressão pleonástica? outros seres terão voz?) é como construir a moradia em uma zona de fronteiras múltiplas: entre corpo e linguagem, linguística e fonoaudiologia, som e escrita, fala e canto.

pesquisadores de todas as áreas do conhecimento que têm a voz como objeto de estudo (não são poucas as áreas: fonoaudiologia, canto, musicologia, literatura, teatro, antropologia etc.) diferem em objetivos, abordagens metodológicas e pressupostos teóricos. Apesar das dissonâncias (ou complementaridades?), todos concordam que a voz é um objeto de estudo "fugidio", que parece impossível analisar todos os aspectos do fenômeno vocal, que sempre resta "alguma coisa" que escapa a análises e definições...

a voz está tão ligada à identidade de quem a emite que falamos da voz de um artista como sinônimo de seu estilo pessoal. mesmo no caso de artistas que não produzem obras "sonoras" como no caso de um escritor de livros, por exemplo. obviamente a escrita é uma "língua segunda" que pressupõe e evoca a fala (voz), mas podemos pensar em uma voz feita de gestos como no caso da dança.

"achar a própria voz" parece ser uma etapa importante na vida de todo ser humano. refletindo sobre esta expressão, penso que ela se refere à voz humana num sentido mais profundo: a voz de todos os seres humanos, uma voz que é única e comum a todos nós, mas que também é múltipla porque engloba as emissões vocais de cada pessoa em sua individualidade e idiossincrasias. a própria palavra "pessoa" remete à voz em sua etimologia: persona = per-sonare = soar através (fazer a voz soar através das máscaras do teatro grego).

como já disse um compositor famoso, "somos apenas vozes/ apenas vozes da voz". encontrar as nossas vozes é deixar que elas soem e escutar com atenção o que nos dizem. a escuta atenta precisa do silêncio para acontecer, mas o silêncio já é outra história...




.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

pina bausch em 3D

.






estreou no festival de berlim o esperado filme de wim wenders sobre pina bausch.

é daqueles filmes pra se ver no cinema, não só pelo tema mas principalmente porque foi feito em 3D.

pois é, nem só de avatares vive o cinema 3D... imagino que este lançamento não vá atrair filas quilométricas aos cinemas brasileiros - será que algum vai sequer exibir o filme? - mas é no mínimo interessante pensar em um documentário sobre dança contemporânea que utiliza essa tecnologia.

na longa trajetória conjunta entre dança e vídeo, este filme parece que já nasceu como marco histórico.



.