terça-feira, 17 de maio de 2011

assombramentos

.




o saldo de um fim de semana chuvoso trancado (voluntariamente) em um pequeno teatro junto com outras vinte pessoas participando de um curso teórico foi um assombramento que não quer mais me largar.

a culpada por juntar esse pessoal (e manter todo mundo interessado até o fim do curso) foi christine greiner, e o assunto que levou todo mundo a se juntar foi o butô, fenômeno japonês que (aprendi com christine) vai muito além da dança.

além de o curso ter servido como uma introdução à cultura japonesa em geral, me abriu os olhos para todo um universo underground que geralmente não faz parte da visão estereotipada do japão que temos aqui no brasil.

eu digo underground no sentido mais profundo possível. as cenas que vi durante o curso me impressionaram muito: são imagens de pesadelo tão complexas que beiram o maravilhoso.

minha cabeça volta a estas imagens o tempo todo. ainda não conseguiu digerir os sentimentos ambivalentes que provocam. nem sei se um dia vai conseguir...



(performance da cia. Dai Rakuda Kan. Still do documentário Dance of Darkness, de Edin Velez)






.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

recklessness and water

.









hoje o rádio da minha cabeça resolveu tocar músicas que eu ouvia na adolescência. tocou muitas músicas de tori amos até que chegou no r.e.m e ficou lembrando um dos meus discos preferidos: automatic for the people. o disco tem clássicos como "drive" e "everybody hurts", mas a canção que tocou no meu rádio hoje foi "nightswimming".

trata-se de uma canção rara: não conta uma história, não fala de amor, não contrói um pensamento articulado, é evocação pura. pedaços de memórias, imagens e sensações. tudo solto, pronto para significar qualquer coisa...




.

terça-feira, 3 de maio de 2011

o mar do muro

.





Xique-xique de Igatu, BA - Janeiro de 2011






.