quarta-feira, 28 de abril de 2010

curso na ufpe


inscrições abertas! apareçam!

mais informações aqui.



.

sábado, 24 de abril de 2010

Judee Sill


Hoje escutei pela primeira vez (quanto atraso!!!) as extraordinárias canções de Judee Sill, cantora, instrumentista e compositora norte-americana. Não vou falar de sua vida conturbada e de sua morte precoce causada por uma overdose. Prefiro destacar o quanto sua maneira de compor é original (ainda hoje, três décadas após sua morte) e o quanto a aparente simplicidade das canções nos revela múltiplas possibilidades de interpretação a cada escuta.

Escute uma canção aqui. E leia mais sobre a vida dela aqui (em inglês).


.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

performance e vida


"I'm willing to say, or sometimes my goal is to be willing to say that I don't know who I am. That to me is performance. That to me is living. I mean, what's living all about? It's certainly not to stand still and say, this is who I am".

Ruth Zaporah, performer.


.

sábado, 17 de abril de 2010

el gusanito en persona

jorge de la vega - rompecabezas, 1969.



pesquisando sobre artistas da performance e o apagamento de fronteiras entre as linguagens artísticas, lembrei de um argentino cuja obra conheci em uma exposição no ano de 2003.

trata-se de jorge de la vega, artista plástico, compositor, publicitário e, acima de tudo, provocador.

da exposição, levei um disco com suas canções irreverentes e fáceis de cantarolar. ouça uma delas clicando aqui.


.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Voz Voice Voix Voce

Otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, professores, cantores, atores e tantos outros profissionais estão unidos hoje para celebrar o Dia Mundial da Voz.

É fácil esquecer dela, mas utilizamos nossa voz a todo momento. Ela é tão parte da nossa personalidade quanto nossa aparência física. Através da voz expressamos nossas emoções e nos comunicamos.

Minha sugestão para celebrar o dia de hoje é prestar atenção à própria voz. Experimente fechar os olhos, ficar em silêncio por alguns instantes e entoar o Om. Perceba o quanto seu corpo é mobilizado para produzir esta simples sílaba: respiração, postura, intensidade do som... Percebendo melhor estes mecanismos passamos a perceber melhor o mundo ao redor: seus sons (agradáveis e irritantes), a relação espacial de nosso corpo com o ambiente (percebemos isso através das reverberações ou da ausência delas), e a riqueza expressiva de nosso instrumento comunicador.

Podemos usar nossa voz de diversas maneiras. Começar a prestar atenção neste fato é o primeiro passo para um uso mais expressivo da voz. Somos um instrumento musical. Façamos música, pois.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

inconsciente coletivo ou simplismo teórico?

.

eis uma ótima resposta àquele crítico norte-americano (tão conhecido que me desobriga a nomeá-lo).

com meus agradecimentos a Gláucia Machado pelo livro.



Angu da influência

rabelais não leu mishima kafka não leu drummond
ovídio não leu flaubert heródoto não leu huidobro
hölderlin não leu augusto dos anjos hesíodo
não leu dante victor hugo não leu kerouac
safo não leu camões rimbaud não leu borges
zenão não leu torquato baudelaire não leu freud
mallarmé não leu joyce homero não leu bashô
pessoa não leu rosa sólon não leu petrônio
shakespeare não leu maiakovski oswald não leu
leminski confúcio não leu peirce odorico não
leu haroldo apuleio não leu lautrèamont cruz e
souza não leu burroughs gregório não leu pound

a vida é assim mesmo


(do livro Cada, de Bruno Brum)


.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Bataille - erotismo, morte e poesia




"A poesia leva ao mesmo ponto que cada forma de erotismo, à indistinção, à confusão de objetos distintos. Ela nos leva à eternidade, ela nos leva à morte, e pela morte, à continuidade: a poesia é a eternidade"

Georges Bataille no livro L'Erotisme (a tradução do trecho é minha).


.

sábado, 13 de março de 2010

sobre crianças e monstros


belíssimo filme para crianças grandes





baseado em belíssimo livro para crianças pequenas

.

sábado, 6 de março de 2010

Lizz Wright


"Music lives in that place where anything can be picked up. It can become a different statement in someone else's hands than in my hands. The fact that it can be passed from hand to hand is something beautiful, almost spiritual. It means different things in different places, and I approached this record as if there is no history. I was just a voice, and I loved it."

Lizz Wright sobre seu segundo (e impecável) disco, Dreaming wide awake, lançado em 2005.

Escutem a voz dela aqui.


.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

cantar é contar

.





a arte da canção é feita com poucos e prosaicos ingredientes. um violão, uma voz, uma história... uma cozinha complexa e delicada em que o si se dissolve em palavra viva.


.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

leve o cd



quem quiser, já pode comprar o CD na Livraria Cultura clicando aqui

e aqui ou aqui você escuta algumas músicas


.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

a voz e seu duplo

("Curwen Left Hand Signing" de Christian Flamm)

Na exposição virtual The voice and its double você pode ouver trabalhos de vários artistas sonoros. Vale o clique.


.

domingo, 17 de janeiro de 2010

música pra levar



quem estiver em recife, não me perca esta chance de ver de novo (e levar o cd pra casa).


.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

... la route se tait



Morreu Lhasa de Sela, cantora e compositora de canções melancólicas e que misturavam diferentes idiomas e sentimentos culturais.

Mais sobre a notícia aqui.


La Marée Haute
(Lhasa de Sela)

La route chante
Quand je m'en vais
Je fais trois pas...
La route se tait

La route est noire
À perte de vue
Je fais trois pas...
La route n'est plus

Sur la marée haute
Je suis montée
La tête est pleine
Mais le cœur n'a
Pas assez

Mains de dentelle
Figure de bois
Le corps en brique
Les yeux qui piquent

Mains de dentelle
Figure de bois
Je fais trois pas...
Et tu es là

Sur la marée haute
Je suis montée
La tête est pleine
Mais le cœur n'a
Pas assez


Ouça aqui.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

começo

.



no centro do universo está a palavra

e a palavra é feita de som




eis o que eu chamo de

MOVIMENTO

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal

ou, como diria o Beaker, mimimi mimi!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

andar pra frente é difícil porque inevitável

.


corredor comprido
ecos dos meus próprios passos
me fazem fugir


.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

o corpo e a memória

.



ouver:
ouvir
olhar

sentir
sem ter:
guardar


.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um, dois, três


Não sou um grande conhecedor de jazz, mas sempre gostei muito e ouvi muito todos os tipos de jazz. A formação instrumental que mais me agrada é, de longe, o trio: piano, baixo e bateria. É difícil alguma coisa não soar bem com essa formação, até porque músicos que têm coragem suficiente para se apresentarem em pequeno número costumam ter dotes artísticos à altura.

Escutando de novo as gravações do célebre pianista e compositor americano Vince Guaraldi, descobri que ele é o culpado pelo meu gosto por trios de jazz.

Eu-criança, assistia sempre a versão desenho-animado do Charlie Brown e, sem me dar conta, também ia formando o ouvido com a trilha sonora composta e executada por ninguém menos que Guaraldi e seu trio.

Hoje, depois de muito tempo, escutei de novo o genial A boy named Charlie Brown e encontrei lá todas as qualidades que eu vivia procurando em todos os trios de jazz que já ouvi na vida (do Zimbo trio a Dave Brubeck).



Vale a escuta (mesmo para quem nunca viu o desenho do Charlie Brown).

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

oração ao tempo

.


tocando na cabeça o dia inteiro:

Grande Tempo
(Fatima Guedes)

Grande tempo, grande tempo
zum, zum, zum, zum de neon.
No princípio o verbo era
e a própria luz vem do som.

Oh, grande tempo,
eu tenho amor pela arte
se ela está dentro de mim,
me lança nos teus braços
e assim vou contigo
à toda parte.

Grande tempo, grande tempo
esses caminhos são meus,
todas as ciências juntas
beijam as saias de Deus.

Oh, grande tempo,
o que é meu está guardado,
não está grudado no céu
nem colado no futuro,
só sei que contigo está seguro.



ouça aqui