terça-feira, 7 de julho de 2009

Décio Pignatari


"A poesia parece estar mais do lado da música e das artes plásticas e visuais do que da literatura [...] De fato, a poesia é um corpo estranho nas artes da palavra. É a menos consumida de todas as artes, embora pareça ser a mais praticada (muitas vezes às escondidas)"

"Um poema transmite a qualidade de um sentimento. Mesmo quando parece estar veiculando idéias, ele está é transmitindo a qualidade do sentimento dessa idéia. Uma idéia para ser sentida e não apenas entendida, explicada, descascada. A maioria das pessoas lê poesia como se fosse prosa. A maioria quer 'conteúdos' - mas não percebe formas. Em arte, forma e conteúdo não podem ser separados. Perguntava o poeta Yeats: "Você pode separar o dançarino da dança?" Quem se recusa a perceber formas, não pode ser artista. Nem fazer arte" 

In. O que é comunicação poética. 8 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

2 comentários:

Eduardo Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Araújo disse...

De vez em quando (e não sempre) ele diz coisas valiosas, embora, em termos de poesia ele jamais transcenda. Seja um fiel crente da forma, incapaz de vez que poesia é maior por não se limitar nem mesmo a ela. De que modo justificar aquela aversão concreta a gente como Bandeira, Adélia Prado e outros?